CURIOSIDADES MUNDIAIS DAS OLIMPÍADAS

Você sabia que…

  • O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, só permitia a participação de homens? Aconteceu no Estádio Panathenaic cuja base era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C. O Barão de Coubertin, ou Pierre de Frédy, historiador e pedagogo francês, foi o responsável por trazer a disputa dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, revivendo os Jogos  da Antiguidade, disputado na Grécia Antiga.Naquela época, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olimpo, para que os jogos acontecessem sem problemas e de forma justa.
  • O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro na história desses jogos foi o norte-americano James Connolly. A conquista foi na prova de salto triplo. Nesse mesmo evento, Connoly ganhou mais duas medalhas: prata no salto em altura e bronze no salto em distância.  Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
  • Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento. A primeira atleta feminina a conquistar uma medalha foi a tenista Charlotte Cooper, nos Jogos de Paris, em 1900.Nessa Olimpíada, os atletas, cujo número era maior do que o de espectadores, foram presenteados com quadros ao invés de medalhas, o que para os franceses era considerado bem mais valioso.
  • Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920), Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e Arremesso de Dardo e Disco com as duas mãos (1912).  O lema das Olimpíadas, “Citius, Altius, Fortius”, foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa “mais rápido, mais alto, mais forte” é usado até a atualidade.
  • George Eyser conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze em um único dia nos Jogos Olímpicos de 1904, apesar de ter uma perna de madeira, quando os Jogos Paralímpicos ainda não existiam. Ele perdeu sua perna esquerda num acidente de trem.
  • A famosa frase “O importante não é vencer, é participar” é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) e foi pronunciada num discurso para os atletas, na abertura das Olimpíadas de Londres (1908), que foram as mais longas da História. Tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro, e foi, somente, a partir daí, que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes dessa data, eles entravam e saíam do estádio sem qualquer organização. A maior goleada ocorrida num jogo de futebol, durante uma Olimpíada, ocorreu também em Londres. Na ocasião, a Dinamarca venceu a França pelo impressionante placar de 17 a 1.
  • Seis, de oito atletas da prova feminina de 800 metros, desmaiaram devido à exaustão provocada pelo calor na Olimpíada de Amsterdã, em 1908. A prova só voltou a ser disputada novamente em 1960.
  • O atleta do remo, Henry Cudley, da Grã-Bretanha, é, até hoje, o atleta mais jovem a conquistar uma medalha olímpica. Ele participou da edição dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, e foi medalhista de prata com apenas 10 anos e 78 dias. Após os Jogos de 1912, a Rússia só voltou a participar de uma Olimpíada em 1952. Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial.
  • A famosa bandeira olímpica com cinco arcos representando os 5 continentes, Europa, África, América, Ásia e Oceania, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913. Ela foi hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920 e teve início o Juramento Olímpico. Foi quando os cronômetros eletrônicos foram utilizados pela primeira vez. Durante essas Olimpíadas, o sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Aos 72 anos, ele foi medalhista na prata na competição de tiro.Ainda, em Antuérpia, onde o primeiro brasileiro, Guilherme Paraense,  ganhou uma medalha de ouro em Olimpíadas.
  • Apenas um atleta participou de uma Olimpíada e conquistou um Prêmio Nobel da Paz. A honra coube a Philip Noel-Baker, porta-bandeira da Grã-Bretanha e medalhista de prata nos 1.500 metros, em 1920, na Antuérpia. Ele tornou-se vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1959 por sua contribuição ao desarmamento nuclear.
  • O Brasil não participou das Olimpíadas de 1896, 1900, 1904, 1908, 1912 e 1928.
  • O tênis ficou de fora dos jogos de 1925 a 1987.
  • O fogo olímpico foi introduzido, pela primeira vez, na cerimônia olímpica nos Jogos de 1928 em Amsterdã. 
  • Betty Robinson, vencedora dos 100 metros em Amsterdã, estava no avião bimotor de seu primo que bateu em Chicago três anos depois. Ela foi arremessada para fora do pequeno avião e encontrada sem pulso por um morador da região, que acreditando que Betty estava morta, a  levou para um necrotério. Na verdade, Betty estava viva e depois de acordar de um coma de sete meses, se recuperou o suficiente para disputar  as Olimpíadas  de 1936, em Berlim.
  • Foi somente em 1932, em Los Angeles, que os atletas vencedores começaram a ouvir o hino do seu país e a ver o hasteamento da sua bandeira, no momento da entrega das medalhas no pódio.
  • A nadadora Maria Emma Hulga Lenk Zigler (mais conhecida como Maria Lenk) foi a primeira brasileira (e também sul-americana) a participar dos Jogos Olímpicos. O fato histórico ocorreu nas Olimpíadas de Los Angeles de 1932. Com apenas 17 anos, Maria Lenk competiu nas provas de 100 metros livres e 200 metros peito.
  • A cerimônia de revezamento da tocha olímpica, que ocorre dias antes do início dos jogos, começou a ser praticada somente nas Olimpíadas em Berlim, 1936.  Ela representa a ligação entre os Jogos da Antiga Grécia e os Jogos da Era Moderna.
  • Em 1944, as Olimpíadas que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial.
  • Foi somente, a partir das Olimpíadas de Londres de 1948, que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas.  
  • Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro bicampeão olímpico. Ele conquistou o ouro nas provas de salto triplo em Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956.
  • Cassius Clay, que mais tarde ficou conhecido como Muhammad Ali, ficou com tanto medo de voar para os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, que comprou seu próprio paraquedas e o utilizou durante toda a viagem.
  • Apesar de ter enviado atletas para todas as Olimpíadas, desde 1965, a Bolívia nunca conquistou uma medalha olímpica. Mas não é o único. Outros 79 países jamais conquistaram medalhas nos Jogos.
  • A primeira suspensão por doping da história dos Jogos Olímpicos aconteceu em 1968, no México. O atleta flagrado pelo uso de substância proibida foi o suecoHans-Gunnar Liljenwall, do pentatlo. O crime? Ter bebido muita cerveja.
  • Waldi, o Dachshund, criado para os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, foi o primeiro mascote de uma edição da Olimpíada. Waldi fez tanto sucesso que o circuito da Maratona de 1972 foi projetado no formato de seu corpo.
  • O único país-sede que não ganhou medalha olímpica em sua própria Olimpíada foi o Canadá. O resultado inédito e negativo foi obtido em Montreal, 1976.  Pela primeira vez na história das Olimpíadas, uma ginasta atingiu 10 na prova de paralelas. A romena Nadia Comaneci realizou o grande feito nos Jogos de 1976, em Montreal. Os placares foram incapazes de apontar o número 10,0 e acabaram por mostrar 1.0. 
  • Prapawadee Jaroenrattanatarakoon foi a campeã olímpica com o nome mais longo da história das Olimpíadas, com 31 letras. Ela conquistou o ouro em levantamento de peso na categoria 53 kg, nos Jogos de Beijing, em 2008. Seu nome era tão longo, que foi chamada apenas de “J”.
  • Para garantir a segurança durante as Olimpíadas de Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na área leste da cidade. É a única cidade do mundo a ter sediado três Olimpíadas (1908, 1948 e 2012).
  • Outras três cidades sediaram os Jogos Olímpicos por duas vezes foram: Atenas (1896 e 2004), Paris (1900 e 1924) e Los Angeles (1932 e 1984).
  • Los Angeles (EUA) foi a cidade que mais vezes se candidatou para ser sede dos Jogos Olímpicos. Foram nove candidaturas, sendo escolhida por duas vezes.  
  • África é o único continente que nunca sediou uma Olimpíada.
  • Hipismo é o único esporte em que homens e mulheres competem uns contra os outros sob termos iguais.
  • O Comitê Olímpico Internacional (COI) aceita inscrições de cidades de todo o mundo e decide qual cidade sediará os Jogos Olímpicos. Esta decisão é tomada mediante 115 votos de membros do comitê, que não podem ser contatados por nenhuma das cidades concorrentes.
  • Para um esporte ser considerado olímpico, ele precisa ser praticado por homens em, no mínimo, 50 países e três continentes e por mulheres ao menos em 35 países e três continentes.
  • A produção das medalhas olímpicas é de responsabilidade do comitê da cidade-sede da Olimpíada.
  • Na cerimônia de abertura, os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilar. Logos após vêm os atletas do país sede e, na sequência, os dos outros países em ordem alfabética.
  • Na cerimônia de encerramento, três bandeiras são hasteadas. São elas: as bandeiras da Grécia, para honrar o berço de nascimento dos Jogos, do atual país-sede e do próximo país que abrigará o evento. Os atletas que demonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.
  • Durante as Olimpíadas, os atletas ficam hospedados na Vila Olímpica. Além das hospedagens, nela, os atletas encontram toda infraestrutura necessária como, por exemplo, lojas e locais de prestação de serviços. Ela funciona como uma minicidade. Geralmente, fica localizada próxima ao estádio olímpico.
  • Os atletas de ciclismo de pista, disputado nos Jogos Olímpicos, chegam a ultrapassar os 80 km/h em suas bikes. No nado sincronizado, uma das modalidades olímpicas mais belas, o cabelo das atletas é fixado com gelatina.
  • Excelência, amizade e respeito são os verdadeiros valores olímpicos.
  • A Grã-Bretanha é a única nação a conquistar pelo menos uma medalha de ouro em cada modalidade olímpica.
  • A ex-ginasta soviética Larissa Latynina é a maior ganhadora feminina de medalhas olímpicas, com um total de 18 conquistas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. No masculino, Michael Phelps lidera, com 22.
  • Até as Olimpíadas de 2016, foram realizadas 27 edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (16 na Europa, 6 na América do Norte, 3 na Ásia e 2 na Oceania).

 

Fonte: Rio 2016.