Para diversos turistas em passagem pela Europa, Barcelona e Madri são os destinos mais tradicionais e procurados. A Espanha, no entanto, possui em seu vasto território diversos pontos belíssimos histórica e turisticamente. Dividida por regiões, uma das mais belas e de fácil acesso para quem passa pelo país é a Andaluzia, famosa por cidades importantes como Granada e Sevilha.

Para quem busca um destino diferente das mais procuradas na Espanha, hoje exploramos Córdoba!

A cidade, que pode ser chamada também de Córdova (e não deve ser confundida com a outra de mesmo nome, na Argentina), é uma das mais interessantes da região. Com cerca de 320 mil habitantes, seu clima de cidade pequena dá um ar de tranquilidade, ornado com diversas construções históricas. Mas nem sempre foi assim.

andalusia-1312788_640
Fundada pelos romanos há milhares de anos, acabou sendo conquistada pelos árabes, durante o período de mais de 300 anos de dominação deste povo na região. Simultaneamente, a região de Andaluzia surgia. Durante este tempo, Córdoba foi um importante polo cultural e econômico europeu, e cenário de diversos eventos importantes para a história do continente. Populosa e cheia de energia, acabou sendo tomada em 1236 pelas forças cristãs, que retomaram o poder na região e no país.
Graças a esta longa e importante história, hoje é possível ver com clareza pela cidade a influência muçulmana e cristã na arquitetura local. Seu centro histórico foi incluído em 1994 na lista de patrimônio mundial da UNESCO, graças a sua história e beleza.

mezquita-de-cordoba-1254298

Em seus pontos principais, estas características se misturam com mais clareza. A Mesquita de Córdoba, o principal edifício e mais famoso da cidade, é um exemplo claro desta mistura. Com pátio de arquitetura clássica árabe, após a conquista cristã foram construídas diversas capelas no local e posteriormente uma catedral – que finalizou no efeito visto ainda hoje no local, e causa tanto encantamento.
andalusia-603836_640
pots-1520511_640
Os quintais ou pátios de Córdoba também são famosos por sua delicadeza, beleza e mistura de estilos. Na primavera espanhola, o local oferece uma vista incrível, em que a intensa cor das flores e folhagens emergem de pequenos vasos sobre paredes brancas. Segundo a historia da cidade, este habito iniciou-se graças ao clima seco da cidade, em que as plantas concentradas nos pátios das casas tornavam o local mais fresco em épocas de calor. No mês de maio, pátios são abertos ao publico por moradores da cidade, no Festival de pátios de Córdoba, e em 2012 entrou na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO tamanha a importância desta tradição para a população local.