Barcelona possui um passado histórico, repleto de nuances de variados tipos, e para que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a cidade, duas exposições fotográficas possibilitam este passeio pelo passado…
Intitulada “Barcelona: A metrópole na era da fotografia (1860-2004)” essa exposição, no Centro de Imagem Virreina, apresenta até 25 de setembro, em torno de mil obras  destacando o desenvolvimento urbano fotográfica da cidade, ao longo de um século e meio de história. Neste contexto se observa a relação de transformação urbana, marcada pela realização de grandes eventos internacionais, a partir da “Exposição Universal de 1888 – Fórum das Culturas 2004” – e o papel da fotografia em cenários históricos e percepção pública da localidade, num período entre o surgimento da tecnologia fotográfica múltipla na década de 1850, e a expansão maciça das tecnologias digitais, internet, redes móveis e sociais na virada séculos XX e XXI.
E, no Museu das Culturas do Mundo, encontramos a mostra denominada “Ikunde. Barcelona, ​​metrópole colonial” que prossegue até 5 de fevereiro de 2017, relatando uma jornada do auto passado colonial de Barcelona, para que se possa conhecer a relação entre a cidade e a Guiné Espanhola. Um explicativo quanto a exploração comercial da madeira, cacau e café praticada na colônia por várias empresas catalãs e o papel dos Missionários Claretianos, que, com uma perspectiva paternalista e moral católica, foram responsáveis pelo controle social da população local, bem como a construção de escolas.
Mais um excelente motivo para os turistas embarcarem no túnel do tempo, adquirindo conhecimento enquanto desfrutam de lazer e entretenimento inigualáveis.
Jornalista David Isaias