A Europa possui a fama do clima natalino, com suas decorações típicas e tradições interessantes. Na Espanha, o natal ocorre de modo levemente diferente. Por não ser tão frio como outros países nesta época, a neve não é um elemento tão importante para a decoração. Os presépios e a decoração graciosa, no entanto, podem ser vistos por todas as regiões do país, cada um com sua especificidade.

Os pratos servidos na ceia de natal também são diferentes – em vez do pernil ou do peru, frutos do mar são a refeição principal, já que são abundantes na Espanha. Peixes, camarões, lagostas, ou cordeiro para quem não é fã dos mariscos.

O amigo oculto, ou “amigo invisible”, também é famoso entre famílias, amigos e colegas de trabalho. Nesta época do ano é ainda mais especial para a famosa troca de presentes de natal, que é bastante respeitada no país.

O Papai Noel é uma figura conhecida, assim como no resto do mundo. No entanto, os personagens mais famosos na Espanha são os Reis Magos, presentes em quase todas as árvores e decorações de natal. Nas catedrais e igrejas históricas em cidades menores, é possível apreciar a beleza e detalhamento dos presépios, feitos com toda a dedicação, já que o país ainda segue diversas tradições católicas.

Por ser um feriado bastante familiar, na noite do dia 24 todos se reúnem para jantar, mas o que quase para o país é o almoço do dia 25, quando o natal é celebrado oficialmente. Neste dia, o comercio e até o transporte público funciona em horários reduzidos em todas as cidades! Em alguns locais, o dia 26 é especial e comemora-se o dia de Santo Estevão. Nesta comemoração, são aproveitados os restos dos jantares e almoços anteriores em canelones, sopas ou cozidos, também comemorado com toda a família.