Um acordo de cooperação para intercâmbio de informações e conhecimentos sobre controle, finanças, informações estratégicas, transparência e correição foi firmado entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto de Estudos Fiscais da Espanha (IFA).
Assinaram a parceria, recentemente, em Brasília, o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino, e o diretor-geral do IFA, José Álvarez.
As instituições, conforme determina o documento, devem desenvolver atividades visando a realização de seminários, cursos e programas de especialização; promoção de pesquisas e publicações; realização de viagens de estudo; troca de conhecimentos e, apoio em assuntos de interesses, entre outros, não havendo qualquer transferência de recursos financeiros – nem pagamento de contraprestações entre ambos.
A parceria Brasil-Espanha já ocorre há vários anos, e um exemplo disto foi o acordo feito com a Universidade de Salamanca para criar ações de cooperação acadêmica de combate à corrupção, como mestrado e doutorado na instituição de ensino, em 2013,  quando também ocorreu o seminário internacional entre os países para discutir estratégias e metodologias na área.