Ao atravessar a rua, o ideal é sempre ser guiado pela faixa de pedestres, não é mesmo? Agora imagine se essa faixa fosse completamente colorida e vibrante? Pois saiba que já existe, e a arte de rua foi elevada para um outro nível em Madri.

As chamadas Funnycross I e II são obras do artista búlgaro Christo Guelov. Intercaladas às tradicionais faixas brancas, foram encaixados padrões com cores vibrantes e formas geométricas. A proposta é ressaltar aos objetos e elementos do dia-a-dia e coloca-las em evidencia, ao menos por um tempo.

O projeto, além de artístico, é uma intervenção que reflete sobre a vivencia urbana, e quebra paradigmas sobre os objetos projetados para a cidade. Além disso, ao trazer cores e formas para as faixas de pedestres, a passagem fica mais atrativa e divertida para os transeuntes – especialmente jovens e crianças, a quem é essencial ensinar a importância de se atravessar na faixa. Por isso, a instalação está localizada perto de escolas da região central da cidade.

As intervenções estão espalhadas por mais de 50 cruzamentos da cidade, e você pode conferir todos eles no site do artista: christo-guelov.net/. Abaixo, confira algumas imagens do incrível resultado!

77 66 55 44 33 22